quarta-feira

Transformando pedras em areia

O que você faz quando é invadido pela culpa ?
Pedras. Lágrimas. Areia. Partindo desses três elementos Jesus soube criar um dos momentos mais incríveis da história humana. Entre as pedras da acusação e a areia do deserto emocional, havia as lágrimas quentes carregadas do desespero de uma mulher.
Um grupo agitado aproximou-se de Jesus trazendo aquela a quem os gritos de "pecadora" dirigiam-se. Acusando-a de adúltera, aquelas pessoas levaram-na até Jesus, na expectativa de que Ele demonstrasse algum tipo de fragilidade ao emitir a Sua opinião. Alguns membros da liderança religiosa estavam ali, curiosos para verem a reação dAquele a quem tantos já chamavam de "Mestre".
Segurando pedras, o grupo esperava ansiosamente o momento em que através da morte daquela mulher pudesse participar de algo próximo do sentimento de perdão. Cada pedra que seria atirada carregava o peso de algum erro oculto, escondido. Aquelas pessoas queriam sentir-se livres da culpa. A solução encontrada por eles foi transferir todas as suas misérias para aquela mulher. Naquele momento, ela representava tudo de pior que o ser humano pode carregar dentro de si.
Jesus demonstrava conhecer a mente humana como ninguém jamais conheceu. Ele sabia que o assassinato daquela mulher não traria conforto algum àquelas pessoas. Sabia que apenas quando aprendessem a perdoar e a aceitar o perdão estariam livres para experimentar a felicidade.
A culpa petrifica a emoção e a sensibilidade humanas. Não sabendo como lidar com suas próprias angústias, aquelas pessoas perderam a capacidade de reconhecer no outro alguém digno de compaixão e de amor. Pelo contrário, o outro, no caso, a mulher adúltera, era tudo menos um ser humano merecedor de compaixão.
Como que um protesto inconsciente às pedras erguidas em sinal de acusação, pingavam as lágrimas daquela mulher, servindo como lembranças da fragilidade humana. Abaixando-se e colocando-se no mesmo nível da acusada, Jesus começou a escrever na areia. Com o ato surpreendente de se colocar à altura do pecador, Cristo mostrava a sua intensa compaixão pelo ser humano. E com sua escrita na areia mostrava o maravilhoso perdão que veio oferecer. Diante de Deus, nossos erros e culpas são como a areia fina carregada pelo vento da misericórdia divina.
Dirigindo-se ao agitado grupo de acusadores, Jesus sugeriu que aquele que não carregasse nenhum defeito ou culpa atirasse a primeira pedra. As palavras do Mestre certamente chocaram aquelas pessoas. Em instantes, todos haviam ido embora, deixando Jesus e a mulher adúltera sozinhos. As pedras foram largadas sobre o chão de areia, mostrando o contraste que existe entre a culpa que se instala no coração humano e o poder de Deus de destruir a culpa e varrê-la de nós como areia fina.
Jesus, repleto do Amor divino, não via os erros e defeitos do ser humano como objetos de condenação, e sim como oportunidades maravilhosas para a renovação interior. Mais uma vez Cristo mostrava importar-se mais com as pessoas que podemos nos tornar do que com quem somos agora.
Só Deus, o criador de todas as coisas, conhece o potencial de Sua criação. E conhecendo-nos perfeitamente, Ele está disposto a oferecer Seu Amor restaurador para que através dele sejamos novas criaturas.
Naquele dia, Jesus mostrou àqueles homens que as pedras que tinham em suas mãos nada mais eram do que representações físicas de seus próprios erros e culpas escondidos. Naquele dia, Cristo mostrou àquela mulher que suas lágrimas de arrependimento eram vistas por Deus e que para Ele os seus erros eram como areia fina facilmente levada embora pelo vento.
Quando o peso da culpa preenche a sua vida, o que você faz? Atira pedras ou permite que o perdão de Deus transforme-as em areia e carregue-as para longe?
Kelson Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...