domingo

As sete cascatas


A paisagem que se descortinava diante de mim ao chegarmos ao topo ficará gravada para sempre em minha mente. Uma série de sete poços interligados que caíam um por cima do outro, montanha abaixo, e formavam as espetaculares Cataratas Wiamoku. As chuvas do céu caem no primeiro poço, lá no topo da montanha. Quando fica cheio, ele transborda, formando uma queda d’água majestosa, que acaba no segundo poço, alguns metros abaixo. O segundo poço transborda e enche o terceiro que, por sua vez, enche o quarto, e assim segue até chegar no sétimo poço. Por fim, as sete cascatas afluíam ao Oceano Pacífico.
Essas sete cascatas são muito parecidas com o nosso relacionamento com Deus. Quando chegamos até Cristo, Deus derrama suas bênçãos sobre nós, enche-nos com seu amor, poder e graça. Quanto mais tempo passamos com ele, mais nós nos enchemos de seu amor, que transborda sobre aqueles que estão à nossa volta.
...nossa vida deve estar cheia, antes de tudo, de Jesus Cristo. Apenas dessa maneira o amor de Cristo poderá transbordar...
(...)
Em alguns dias, a beleza das sete cataratas é maior do que em outros. Durante chuvas pesadas e tempestades freqüentes, Deus enche os poços até a boca, e água corre, de forma impressionante, de um poço para outro. Os resultados são verdadeiros espetáculos. Entretanto, ninguém gosta de ser surpreendido por um pé-d’água.
O mesmo acontece com a nossa caminhada cristã. Ninguém gosta das tempestades da vida. Contudo, durante esses momentos, Deus nos enche até transbordarmos, e aqueles que nos rodeiam são inspirados e renovados pelos respingos de sua graça revelada em nossa vida.
Mas, algumas vezes, os períodos de seca surgem, quando as cataratas são reduzidas a um mero filete e parecem não ter conseqüência, nem importância. Sabemos que não devemos ficar assistindo a esse triste espetáculo e percebemos que aqueles que estão próximos a nós não estão “espantados” nem “admirados” com a graça de Deus em nossas vidas. É nesse momento que precisamos orar para que Deus derrame sobre nós sua presença e nos encha mais uma vez.
A mulher virtuosa de Provérbios 31 representa um ideal para as mulheres de várias gerações. Embora ela intimide algumas, todas concordamos que ela é um exemplo digno de ser imitado. A Bíblia a descreve como uma mulher esperta, habilidosa, próspera e forte...Como lemos em Provérbios 31:10: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”. A Nova Versão Internacional a chama de “uma esposa exemplar”. Mas eu, pessoalmente, gosto da versão Amplified que a descreve como “uma mulher capaz, inteligente e virtuosa”. A palavra hebraica traduzida por “virtuosa” ou “exemplar”, também pode significar “rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte e guerreira poderosa”
Porém, uma palavra que não consta da lista de Provérbios 31 é “perfeita”. Que alívio! Sim, a mulher virtuosa de Provérbios 31 é um ideal extraordinário. Ela é um modelo impressionante de excelência. Mas na Bíblia não está escrito que ela era perfeita. É bem provável que houve dias em que ela gritou com seus filhos por terem se comportado mal. Provavelmente, houve dias em que seu marido ficou em silêncio e não a elogiou nos portões da cidade. E, às vezes, penso que, em determinados dias, ela até colocou a mão na massa. Não por prazer, mas por obrigação. Por que imagino isso? Porque, embora fosse excelente e virtuosa, ela era uma mulher que precisava de um Salvador. E isso nos remete ao topo da cachoeira...

O livro das virtudes da mulher - Sharon Jaynes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...