terça-feira

A paz que excede o entendimento


Eu fiquei um pouco intrigado na primeira vez que visitei a Romênia. Eu descobri que as pessoas eram umas das mais hospitaleiras do mundo. Mas, havia um costume entre os cristãos que, realmente, despertou minha curiosidade. Eles se cumprimentavam com a palavra "pace". Ela é pronunciada "pach-ey" e, simplesmente, significa ‘paz'. O motivo deste cumprimento me intrigou, porque quando eu viajei pela primeira vez para aquele país, não havia nenhum sinal de paz externa, especialmente em relação aos cristãos.
Os cristãos eram caçados, perseguidos, perdiam seus empregos e, geralmente, eram colocados nas prisões. Sendo assim, por que esses cristãos cumprimentavam-se com a palavra "paz"? A comunidade não-cristã não se cumprimentava dessa forma. O que fazia com esses refugos da comunidade dissessem "paz" quando viam uns aos outros? Não fazia sentido.
Contudo, depois de eu passar a conhecer muitos desses queridos irmãos e irmãs, eu comecei a compreender. Eles eram inimigos do regime comunista, mas amigos de Deus. Eles tinham um caminhar íntimo com o Senhor que produzia o que o apóstolo Paulo dizia ser a paz que excede todo entendimento. Não faz sentido nenhum ter paz em meio à lutas e dificuldades extremas. Mas, é nisso que Deus se especializa. Ele tem uma maneira de fazer sentido quando nada faz sentido.
Paz é um efeito colateral da vida cristã vitoriosa. É um fruto do Espírito Santo produzido no crente que rendeu-se totalmente a Jesus e confia Nele. O Antigo Testamento fala de paz de uma maneira muito mais generalizada e exterior do que o Novo Testamento. Geralmente, tinha siginificado físico. Contudo, a ênfase de paz no Novo Testamento estava diretamente relacionada com a parte mais interna de nossas vidas e do nosso relacionamento com Deus.
Nós temos paz com Deus por causa do que Jesus fez na cruz. Paulo escreveu: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm. 5:1). Eu cessei a guerra com Deus quando coloquei minha fé em Cristo. Eu nunca me esquecerei daquela noite. Eu sai da igreja, onde orei para receber Cristo, com paz no coração. Foi como se uma tonelada tivesse saído dos meus ombros. Eu estava em paz com o Deus que me criou.
Uma coisa maravilhosa sobre a vida cristã é que nós também podemos conhecer a paz de Deus. Nós podemos estar em paz com Deus e, também, experimentar a paz de Deus. O cristão não está isento das lutas e dificuldades da vida. Mas, ele pode ser isento da turbulência no coração que acompanha essas tribulações. É por isso que Paulo escreveu: "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" (Fp. 4:6, 7).
Não, não faz sentido ter paz no meio da tragédia e dor. É impossível compreender porquê passamos pelos problemas que enfrentamos. Mas, a vida cristã vitoriosa é aquela que produz paz no meio da dor; alegria em tempos de sofrimento; e amor quando há ódio. Somente o Cristo que habita em nós pode produzir tal vida. Ele é capaz porque Ele é o Príncipe da Paz.
PAZ - Uma palavra com muitos significados diferentes no Antigo e Novo Testamento.
O significado do Antigo Testamento de paz era plenitude, integridade física, bem estar da pessoa como um todo. Esta paz era considerada dada por Deus, obtida por obediência à Lei (Sl. 119:165). A paz, algumas vezes, tinha um significado físico, sugerindo segurança (Sl. 4:8), contentamento (Is. 26:3), prosperidade (Sl. 122:6-7) e ausência de guerra (I Sm. 7:14). O cumprimento tradicional judeu, shalom, era um desejo de paz.
No Novo Testamento, paz geralmente refere-se à tranquilidade interior e compostura do cristão cuja confiança está em Deus, através de Cristo. Esta compreensão foi originalmente expressada nos escritos do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias (Is. 9:6-7). A paz que Jesus Cristo falou era uma combinação de esperança, confiança e quietude da mente e coração, geradas pela reconciliação com Deus. Tal paz foi proclamada pelos anjos no nascimento de Cristo (Lc. 2:14) e pelo próprio Cristo, em Seu Sermão da Montanha (Mt. 5:9) e durante Seu ministério. Ele, também, ensinou este tipo de paz na Ceia do Senhor, pouco antes da Sua morte (Jo. 14:27).
O apóstolo Paulo, mais tarde, escreveu que tal paz e benção espiritual eram um resultado direto da fé em Cristo (Rom. 5:1)
(Fonte: Nelson's Illustrated Bible Dictionary) (Copyright (C) 1986, Thomas Nelson Publishers)
Rm. 5:1: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo".
Fl. 4:6: "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus".
Fl. 4:7: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...